Componentes Elétricos

Componentes elétricos são componentes que funcionam quando percorrido pela corrente elétrica, sem alterações em suas estruturas moleculares, desepenhando funções específicas vejamos os principais componentes elétricos usado em eletrônica:

Resistor : Função de opor a passagem da corrente elétrica, atravéis de sua propriedade que é a resistência elétrica.

Os resistores podem ser de Fio, Carbono, grafite, filme metálico, porcelona e SMD, quanto ao funcionamento existe dois tipos de resistores, os lineares e os não lineares.

Os lineares são aqueles que obedecem a 1° lei de OHM, ou seja segue um valor proporcional.

Os não lineares ou também logarítimos são aqueles que variam desproporcionamente e não segue a lei de OHM, pode-se citar alguns, por exemplo: O  PTC, NTC,  LDR, Varistor e Potenciômetro.

 Em seguida irei mostrar, Simbologias e Funções de cada Componentes não lineares.
                                             
 LDR

  Função do LDR: LDR é um Resistor dependente de luz, ou seja, quando há a ausência da luz, a escuridão, sua resistência aumenta, geralmente a 1MB Ohm. e quando há luz muito brilhante sua resitência diminue aproximadamente 100 Ohms.


NTC

 NTC é um Coeficiente de temperatura negativa, pois vem do inglês (Negative Temperature Coefficient) Possui um coeficiente de variação de resistência que varia negativamente conforme a temperatura aumenta, ou seja, aumentou a temperatura sua resistência diminue.

 PTC

 PTC é um Coeficiente de temperatura posistiva, do ingês: (Positive Temperature Coefficient),  é a mesma coisa do NTC, só que quando aumenta a temperatura a sua resistência também aumenta, a diferênça é essa.


VARISTOR

é um componente eletrônico que sua resistência elétrica esta relacionada função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Esse componente é usado muito em circuitos, para protejer contra picos de tensão.

Potenciômetro

Um potenciómetro ou potenciômetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável.



Postar um comentário