Resumo - Geral - FONTE ALIMENTAÇÃO


A fonte alimentação á varias funções, é bastante importante para o funcionamneto de um computador, ela tem a função de retificar a tensão alternada em tensão cotínua pura, em tensões estabilizadas nas suas saídas, para o bom funcionamento da placa mãe, a fonte alimentação gera o sinal power good, esse sinal têm a função de ativa o funcionamento do principal microprocessador da placa mãe, como também pode desativar.Apartir das fontes ATX, uma geração da AT, ja incluie o desligamento do mesmo atravéis de software.
A evolução das fontes se da seguinte maneira:
Fontes:


AT - > Possuem 2 conectores, P8 e P9, esses conectores são ligados na placa mãe, mais cuidado para não inverter os cabos, uma dica colocar P8 e P9, com os fios pretos no mesmo sentido. possuem também um conectores 3/2, onde liga HD, Driver CD/DVD ..., verá também a presença de uma chave power, que tem a função de ligar e desligar a fonte.
ATX - > É o único com conector 20 pinos, não há a presença de uma chave power, e sim uma chave push on, que ligará a placa mãe com um pequeno impulso elétrico e é representado no fio pela cor verde, as cores irá ver detalhadamente ainda neste tópico do fobyte.blogspot.com, também tem os conectores 3/2, todos tem que ter para ligar os driver internos como ja dito anteriormente, HD, Drive CD ...
ATX + 12v -> Essa é a evolução da anterior, além das características ditas acima, ele vem com um concetor de 4 pinos, com ajunção 20 pinos + 4 pinos = 24 pinos, As novas placas mãe, você observa já as entradas com encaixes de 24 pinos, mais se você tem uma placa mãe , que possua um encaixe de apenas 20 pinos e queira comprar uma (ATX + 12v), não se preocupe essas fontes, vem com esse conector de 4 pinos separado com o de 20 pinos, ta ok? em seguida As fonte ainda foi sendo mais aprimoradas, daí surgio:
ATX+12v+(auxiliar) - > Possuem todas as caracteristicas da ATX ditas acima e também se você observar ele vem com um conector que antiga AT, o famoso conector do tipo AT de 6 pinos.
BTX - > Seguimento aprimorado da ATX - Um único conector de 24 pinos + todas as caracteristica da atx.

Como você ja Viu a evolução da fonte agora basta saber quais as tensões que encontramos nos fios de saída:

Fonte AT: Vermelho -> + 5v
                Amarelo - > + 12v
                Laranja  - > + 3,3v  OBS: Sinal Power Good
                Preto     - >  0v
                Branco   - > -5v

Fonte ATX: Vermelho -> +5v
                   Amarelo  -> +12v
                   Laranja   -> +3,3v
                   Preto       ->0v  
                   Branco  -5v (Alguma fonte mais novas não existe o fio branco)
                   Roxo e Cinza -> Sinal Power Good
                   Verde     -> Chave Pushion
                   Marron   -> Está associado ao laranja 3,3v
                   Rosa      -> Em algumas, está associada ao vermelho -> +5v
                   Azul       -> -12v

Como examinar uma fonte de alimentação?
No caso da AT:

1°verificar atravéis de um multiteste, os fios da chave power, atravéis de continuidade. na esca X1 ou X10, no caso do multiteste digital, escala ohmica, ou de diodo.
 2° examinar a resistência ohmica da fonte, com as ponteiras do multiteste entre fase e neutro da tomada macho da fonte, na escala X1K, e sua resistência tem que apontar um valor superior a 50Kohm, obs: a chave power têm que estár ligada.
3° Examinar com circuito série, você verá detalhadamente como examinar com circuito série, na categoria de equipamentos eletrônico, neste la em cima, aqui no próprio FobytE.
4°Examinar suas tensões de saída com carga e sem carga. e verificar se seus valores está compatível com os que disse acima.
5° Pra vê se sua fonte está provocando choques elétricos, escala X10K, ponteiras entre fase e terra, e terra e fase, na tomada macho da fonte, conclusão: a ponteira do multiteste não deve defracionar isso conclui que a fonte não está provocando choques elétricos. OBS: NUNCA MEDIR A RESISTÊNCIA COM EQUIMAENTOS LIGADOS.

Nas Fontes ATX - é praticamente a mesma coisa:

1°Jampear com um clips ou qualquer obejeto condutor, la nas suas saídas de tensão entre o fio PRETO E VERDE, Lembra quando disse acima que o verde é uma chave pushion?
 2° examinar a resistência ohmica da fonte, com as ponteiras do multiteste entre fase e neutro da tomada macho da fonte, na escala X1K, e sua resistência tem que apontar um valor superior a 50Kohm, obs: não é necessário a chave pushon está jampeada.

3° Examinar com circuito série, você verá detalhadamente como examinar com circuito série, na categoria de equipamentos eletrônico, neste la em cima, aqui no próprio FobytE. OBS: nesse caso têm que jampear entre fio preto e verde. pois sua fonte vai recer uma tensão da rede elétrica. coloque em pesquisar blog, aqui no fobyte.blogspot.com, e verá como examina com o circuito série.
4°Examinar suas tensões de saída com carga e sem carga. e verificar se seus valores está compatível com os que disse acima.
5° Para vê se sua fonte está provocando choques elétricos, escala X10K, ponteiras entre fase e terra, e terra e fase, na tomada macho da fonte, conclusão: a ponteira do multiteste não deve defracionar isso conclui que a fonte não está provocando choques elétricos. OBS: NUNCA MEDIR A RESISTÊNCIA COM EQUIMENTOS LIGADOS.

de: Yuri Nascimento
Para: Fobyte.blogspot.com
A parte de fonte está finalizada, espero que gostem:


1 comentários:

quero uma conclusão descente sobre o que é uma fonte de alimentação. Por favor neh ! Me Poupe.
obrigada !

Reply

Postar um comentário