Distúrbio da Rede Elétrica



Distúrbios da rede Elétrica:
Nesse Artigo, vamos ver algum dos principais distúrbios ou impurezas da rede elétrica.

Mais Antes de mostrar os problemas da rede elétrica: á uma breve explicação
A rede Elétrica Utilizada no Brasil possui uma frequência de 60 Hz, É uma tensão alternada, SENOIDAL
Atravéis de um ociloscópio(aparelho que possamos vêr os movimento da tensão alternada), verificamos, a definição de vários problemas, Veja algumas imagens a respeito disso:
CLICK EM MAIS INFORMAÇÕES



Para vêr no tamanho Original dê um click na Imagem





Blackault - Acontece quando há falta total de energia, mais conhecida como (apagão)




 Perda Total Microcorte - é pequena falta de energia, entre 1ms a 1s. bem rápido.




Tensão Harmônica, É quando a senoide, está sofrendo uma pequena desfragmentação, um tipo de ondulação, um nobreak online é bem interessante para resolver esse problema, pois o nobreak online, em ação com suas baterias internas, nas suas saídas é uma senoidal perfeita, ja o nobreak off-line ja não severia pois a tensão de saída, com a ação das baterias, é uma quase que quadrática, do tipo trapezoidal, em fim, o nobreak online resolveria o tal problema.


















Subtensão é quando há um, baixo teor de tensão, vindo da rede elétrica por exemplo. Um Estabilizador não resolveria essa situação, mais também, irá avisar que a tensão estar baixo através nos estalos que irá acontecer, um nobreak seria interessante pois entraria em ação com suas baterias.























 Sobretensão é o inverso da subtensão, sobretensão é o aumento de tensão vindo da rede elétrica, um equipamento de proteção que ajudaria nesse caso seria um filtro de linha pois o filtro de linha tem como principal função proteger o circuito contra picos de tensão pois no mesmo á um componente que se chama varistor que na qual realiza esse trabalho, agora não esqueça muita gente confunde, filtro de linha não tem a função de estabilizar tensão. Um cuidado que deve ter com o filtro de linha, é a não retiração do pino terra da tomada, pois só com o terra bem feito o filtro de linha irá trabalhar normal, com a ajuda da bobina(equipamento que possue no seu interior) ele irá pegá os transitentes ou impurezas da rede elétrica, e eliminar com o auxílio do terra.








Esses ruídos muito causado por interferência, ou seja varia equipamentos eletrônicos, ligados em uma unica rede. normalmente acontece esses tipo de coisa, esses ruídas, como os outros distúrbios falados podem sim danificar componentes internos de um equipamento eletrônicos, por isso tenha sempre em mãos equipamentos de proteção, estabilizador ou nobreak, ou módulo isolador, eu aconselho você usar um módulo isolador, pois com ele não é necessário um uso de um aterramento. 

postado por: Yuri Nascimento - Fobyte

2 comentários

Nossa! Minúcias técnicas! Assim, realmente, fica mais fácil entender como se deve encarar cada pedra no caminho. Beijos e sucesso no blog!

Reply

ei cara..como coloca esses visitantes online no Blog?
^^

Reply

Postar um comentário